Em 1819, o poeta inglês John Keats, um dos expoentes do movimento romântico, escreveu: "a verdade é bela e a beleza, verdade. Isso é tudo o que precisas saber em vida; tudo o que precisas saber". 1
Matemáticos e físicos atribuem beleza à teoremas e teorias, criando uma estética da "verdade". Os mais belos são aqueles que conseguem explicar muito com pouco. Einstein, dentre outros, era um defensor da beleza como critério de verdade em teorias científicas: uma teoria tem que ser bela para estar correta. 1
O que imprime verdade à arquitetura? Beleza?
Uma arquitetura tem que ser bela para estar correta.
Os edifícios mais belos são aqueles que conseguem explicar muito com pouco. Nas palavras de Alain de Botton: "Nós nos encantamos com a complexidade à qual o gênio deu uma aparência de simplicidade". Nas palavras de Paulo Vasconcellos: "A felicidade é simples".
Funcionalidade é um conceito em crise na arquitetura hoje. A forma não mais segue, cega, a função. Ela apela e sua performance visual nos detém.
Isso torna a arquitetura contemporânea menos verdadeira? Não sei. Seguramente não a torna menos bela. E a beleza é verdade.
1. Beleza e verdade, artigo de Marcelo Gleiser, publicado na folha de São Paulo em 2 de junho de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário